sábado, 26 de março de 2011

Modelo de Jesus


Diz uma lenda referente à pintura da Santa Ceia,
ou
"Última Ceia de Jesus com seus Apóstolos"
 
Ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci
deparou-se com uma grande dificuldade:
 
Precisava pintar o bem - na imagem de  Jesus, 
e o mal - na figura de  Judas, o amigo que
resolvera trai-lo durante o jantar.
 
Interrompeu o trabalho no meio, até que
conseguisse encontrar os modelos ideais.
 
Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu em um dos
rapazes a imagem perfeita de Cristo.
 
Convidou-o para o seu ateliê, e reproduziu seus traços
em estudos e esboços.
 
Passaram-se três anos.
 
A 'Última Ceia' estava quase pronta, mas Da Vinci
ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas.
 
O  Cardeal, responsável pela igreja, começou  a 
pressioná-lo,  exigindo que terminasse logo o mural.
 
Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou  um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado,
atirado na sarjeta.
Imediatamente, pediu aos seus assistentes que o levassem
até a igreja.
Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem  delineadas na face do mendigo, que mal conseguia parar em pé.

Quando terminou, o jovem - já um pouco refeito da bebedeira – abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:
 
- Eu já vi esse quadro antes!
 
-Quando? Perguntou, surpreso, Da Vinci
 
Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha, numa
época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos
e o artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus.

“ O Bem e o Mal têm a mesma face;
 
Tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de
cada ser humano." 

                            Devemos ter o cuidado de não julgarmos situações, aprendendo 
                                                  com o grande Mestre de Nazaré. 
                       "Com a mesma medida com que julgares, também vós sereis julgados !" 

                   Quantas vezes julgamos pelas aparências ou mesmo ser conhecermos 
                                                                            as pessoas ?
                    Que possamos refletir sobre nossas atitudes no dia a dia!

                                                                Paz e Bem a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instrumento de Vossa Paz


Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém.